terça-feira, 25 de maio de 2010

Trabalhando os conceitos de Poluição- Geografia

Tema: Tipos de Poluição (Sonora, visual, atmosférica, solo)


Objetivo geral: - Identificar os tipos de poluição que prejudicam o meio ambiente e suas possíveis soluções.

Público alvo: 7ª séries

Disciplina: Geografia/ Sala de TIC’S

Duração: 6 aulas

Desenvolvimento: Nas duas primeiras aulas o conteúdo foi abordado em cima de textos do livro de geografia, em seguida foi realizado atividades escritas. Nas quatro últimas aulas os alunos foram levados para o laboratório de informática, onde o professor da sala de tecnologias auxiliou- os na busca por reportagens acerca do tema. Foi solicitado aos alunos também impressão de imagens de indústrias que poluem em decorrência do processo de urbanização, a professora da sala tecnologias projetou imagens em data show.
         Em outra aula os alunos procuraram por imagens de solução (de como evitar o problema), após ver as imagens e ler as reportagens, os alunos digitaram um pequeno texto dissertativo sobre os pontos mais relevantes da pesquisa. Em seguida confeccionaram maquetes utilizados os mais diversos tipos de materiais reciclados.

Metodologia: Aulas expositivas e práticas. As maquetes foram apresentadas em uma exposição para escola.

Recursos:

 Materiais – Isopor, caneta, papel pardo, caixinha de leite, cone de linha, caixinha de remédios, tinta entre outros.

 Tecnológicos – máquina copiadora, computador e retroprojetor;

 Humano – envolvimento alunos da 7ª série e das professoras Elisangela e Vanessa.

Avaliação:

A avaliação foi realizada num todo, analisando: a participação, apresentação, organização, responsabilidade, disciplina, respeito, companheirismo, solidariedade com os colegas, pontualidade, assiduidade, apresentação do trabalho e critérios/conteúdos utilizados/abordados na maquetes.


                                                                           
























































.










































































































Um comentário:

  1. Parabéns por conscientizar os alunos a repensarem a forma de nos relacionarmos com o mundo. O simples fato de, por exemplo,montarem maquetes com material reciclado garantem um futuro digno ao nosso planeta e consequentemente às gerações de populações vindouras.Devemos repensar nossa forma de relacionarmos com o mundo.
    Parabéns pela iniciativa,Mirtes

    ResponderExcluir