PROJETO DE LEITURA - LER É UM PRAZER
Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o
aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus
diversos objetivos, proponho um trabalho de incentivo à leitura; a fim de
que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior
acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.
Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:
• Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
• Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
• Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
• Enriquecer o vocabulário.
• Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
• Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
• Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
• Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
• Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
• Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...
Duração: março a dezembro/2013
Estratégias:
• Definição dos direitos e deveres do leitor;
• Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
• Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;
• Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
• Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
• Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
• Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos.
Coordenadores do projeto: Cláudia Wronski, Carlos Freitas, Jaqueline da Silva e Josiane Madeira.
Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:
• Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
• Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
• Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
• Enriquecer o vocabulário.
• Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
• Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
• Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
• Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
• Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
• Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...
Duração: março a dezembro/2013
Estratégias:
• Definição dos direitos e deveres do leitor;
• Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
• Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;
• Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
• Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
• Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
• Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos.
Coordenadores do projeto: Cláudia Wronski, Carlos Freitas, Jaqueline da Silva e Josiane Madeira.
6ºAno
__________________________________________________________________
8º Ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário