quarta-feira, 27 de março de 2013


PROJETO DE LEITURA - LER É UM PRAZER

Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.

Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir  os diferentes níveis de leitores. Espera-se:

• Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
• Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
• Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que  possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.
• Enriquecer o vocabulário.
• Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
• Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
• Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
• Trabalhar a leitura  com diferentes objetivos: busca de informação,  de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
• Contribuir para formação de  leitores  autônomos e competentes.
• Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar  opiniões, confrontar...

Duração: março a dezembro/2013

Estratégias:

• Definição dos direitos e deveres do leitor;
• Criação e organização de uma biblioteca de Sala;
• Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;
• Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
• Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;
• Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);
• Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;
• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos.
Coordenadores do projeto: Cláudia Wronski, Carlos Freitas, Jaqueline da Silva e Josiane Madeira.
 
Ano
 
 







 
__________________________________________________________________
 
8º Ano
 




 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário