quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ENSINAR, VIVENCIANDO COM PRAZER!

Esse projeto, realizado com a turma do quinto ano e parte com a terceira série tendo como regente a profa. Zoraia e a bidocente profa. Leandra, culminou com a data do folclore dia 22/08, mas já havia começado bem anteriormente quando iniciamos com temas como: Identidade cultural e cidadania; Educação e prevenção contra a violência, promovendo a paz; com o trabalho de literatura com o livro "mig, o sentimental", onde cada aluno vivenciou a oportunidade de ser o ilustrador dessa história.


Outro livro contado e vivenciado foi: "É tempo de Pão-por-Deus de Eliane Debris. Com isso iniciamos o projeto valores com o pequeno príncipe e a sacolinha literária, onde vivenciamos os valores com quietude, tranquilidade, sossego, carinho, bondade, amor, cooperação as "palavras mágicas" e chegamos na discriminação, que passa pelo respeito para se ter a paz tão almejada.


Só compreendemos o presente, se conhecermos o passado, alcançando assim valores insubstituíveis na formação e no modo de ser de um povo. - o Brasileiro.
As raízes da nossa cultura tem como base três povos: o Indígena, o Negro, e o Açoriano (Português) e posteriormente a imigração das pessoas de outros países trouxe muitas contribuições ao nosso folclore, então surgiu a necessidade da pesquisa e profundamente de conteúdo sobre essas etnias.


E não podíamos deixar de fora a lenda totalmente brasileira, nascida dos índios, primeiros habitantes dessa Terra chamada Brasil, a lenda Saci.


Nós, povo, somos uma miscigenação de culturas e etnias. É primordial que o aluno aprenda a história, vença preconceitos de uma forma significativa e divertida.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário